Nostalgia | Um pouco da obra de Elis Regina

Elis Regina é uma das maiores vozes da música brasileira, isso não é nenhuma dúvida. Após tantos álbuns, tantos sucessos, é quase impossível escolher uma música ou álbum favorito. No Spotify, vemos várias compilações póstumas de álbuns que reúnem grandes sucessos da cantora, mas para mim, nenhum deles apresenta as minhas favoritas.

O Nostalgia relembra um pouco da trajetória dessa grande mulher, que é um dos grandes nomes da MPB.

Vamos começar?


Fascinação é uma das primeiras que me vem na cabeça da cantora. A versão cantada no álbum Transversal do Tempo, lançado em 1977 é uma das minhas favoritas. Confira:




Nesse mesmo álbum temos uma ótima versão de Deus Lhe Pague, uma música que pode passar o tempo que for, sempre vai soar atual. Ouça:



A cantora criticava através das músicas, a ditadura. E foi ela quem lançou a maioria dos compositores até então desconhecidos, como Milton Nascimento, João Bosco, Renato Teixeira, Tim Maia, Gilberto Gil, entre outros.



 Como Nossos Pais, composição de Belchior, quem não conhece? Essa faixa é uma das canções mais conhecidas da cantora. Como não se emocionar?


Até hoje a obra de Elis é homenageada. Em 2015 o espetáculo Elis, A Musical, que foi protagonizada por Laila Garin esteve em cartaz, e no ano passado foi a vez do filme Elis, protagonizado por Andreia Horta, ser lançado.

Um dos seus maiores sucesso da carreira é o álbum Falso Brilhante, lançado em 1976 e composto por faixas como Como Nossos Pais e Velha Roupa Colorida. O álbum é considerado um dos álbuns mais representativos da MPB.


Outra grande faixa da artista é Redescobrir, a faixa foi tema de abertura da novela Ciranda de Pedra, em 2008. Ouça a seguir:


Podemos ficar aqui falando sobre todos os sucessos da carreira da artista, mas ficaremos aqui por muito tempo e capaz de ficar cansativo. 

São 24 álbuns em vida. Elis morreu em 1982, com apenas 36 anos, e chocou seus milhares de fãs. Quanta coisa boa ela deixou, e dói em pensar o quanto a artista poderia ter feito ainda pela música brasileira. Fica as saudades e essas canções... que assim como Elis, serão eternas. 

Ouça a playlist especial com alguns sucessos da cantora:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.